Mais um jacaré foi capturado em Tijucas, na Grande Florianópolis, nesta semana. Desta vez o animal com 1,6 metro, o maior até agora, estava em uma lanchonete na rua Coronel Buchelle no Centro da cidade.
O Corpo de Bombeiros foi acionado na noite desta quinta-feira (4), para ajudar na captura. Este jacaré é considerado de grande porte com 1,6 metro e mais de 50 quilos. Ele foi capturado e devolvido ao habitat natural, mas assustou um morador da área.
A prefeitura de Tijucas publicou uma nota sobre o aparecimento recorrente dos jacarés na cidade, afirmando que as áreas próximas a lagos são os habitats naturais dos jacarés, que a população deve ficar atenta, mas que os animais só atacam se sentirem ameaçados.
Veja o vídeo
Outros jacarés nesta semana
Um lago que fica no loteamento Bosque da Mata em Tijucas foi isolado, depois que visitantes notaram a presença de um jacaré do papo amarelo na terça-feira (2).
O GOR (Grupo de Operações e Resgate) foi acionado até o local pelo Corpo de Bombeiros para verificar o animal, que tem 1,3 metro de cumprimento. De acordo com o GOR, a espécie é comum em Santa Catarina, especialmente em Tijucas.
A área foi interditada para evitar aproximação de curiosos e banhistas, mas no dia seguinte o jacaré já saiu do local.
Outro jacaré foi recolhido no bairro Sul do Meio, nesta quarta-feira (4). No local a equipe encontrou o animal, com cerca de um metro de comprimento, antes do recolhimento e soltura em habitat natural já que, nesse caso, o animal não apresentava lesão.
O alerta ainda indica que o animal resgatado nesta quinta-feira (4), não é o mesmo que foi registrado no loteamento Bosque da Mata.
Ambos, no entanto, são da mesma espécie do jacaré do papo amarelo (caiman latirostris).