Na tarde de segunda-feira (27), o governador Jorginho Mello inaugurou a Estação de Tratamento de Esgoto dos Ingleses, uma obra da Casan (Companhia Catarinense de Águas e Saneamento) que vai beneficiar cerca de 42 mil moradores e aumentar em 5% a cobertura de esgoto na Capital.
Também estiveram presentes o prefeito de Florianópolis Topázio Neto, vereadores, secretários de Estado, deputados estaduais e federais e o cônsul-geral Interino do Japão, Rei Oiwa. O governador destacou que a entrega da obra contribui para o cumprimento do compromisso de garantir 50% de esgotamento sanitário no estado até 2026.
“É uma alegria estar nesta inauguração que representa saúde, desenvolvimento, crescimento para esse cartão postal de Florianópolis”, enalteceu Jorginho Mello, que também ressaltou a importância do saneamento e da Casan para o Estado de Santa Catarina.
“É uma empresa que merece todo o nosso respeito, que tem em seu quadro funcional profissionais da maior qualidade e que presta serviços fundamentais para a população”, complementou.
Do total tratado pela ETE, 63% beneficiarão a região dos Ingleses e 37% do Santinho. O valor investido na obra supera os R$ 132 milhões, com recurso de parceria da Casan com a JICA (Agência de Cooperação Internacional do Japão).
A nova estação vai tratar o esgoto que virá por 68,6 km de rede coletora, o que atende às áreas do centro de Ingleses e da praia do Santinho.