Policiais rodoviários federais e policiais militares de Santa Catarina apreenderam na tarde de quinta-feira (23), na BR-282 em Maravilha, no Oeste do Estado, 170 aparelhos smartphones importados irregularmente do Paraguai.
Os agentes deram ordem de parada a um Honda/HRV e um GM/Tracker que viajavam próximos. Ambos os veículos tinham as lanternas traseiras mal encaixadas, o que chamou a atenção dos policiais.
Ao abrir as peças, localizaram caixas de celulares nas cavidades das latarias. A busca continuou, e mais caixas foram encontradas escondidas nos painéis e para-lamas, totalizando 88 aparelhos em um veículo e 82 em outro.
Nenhum dos motoristas apresentou qualquer comprovante de pagamento das taxas de importação. Eles disseram que compraram a mercadoria em Foz do Iguaçu, no Paraná, para revender na região de Chapecó.
Ambos foram levados à Polícia Federal em Chapecó, onde vão responder por descaminho. Previsto no artigo 334 do Código Penal, este crime fiscal gera prejuízos econômicos ao país e representa uma concorrência desleal aos comerciantes devidamente instalados, prejudicando a geração de empregos formais.