Estoque de sangue fica prejudicado no Hemosc após semana de chuvas intensas

Foto: Freepik/Divulgação

Por conta das chuvas intensas que atingiram o Estado na última semana, os centros do Hemosc (Centro de Hematologia e Hemoterapia de Santa Catarina) de todas as regiões tiveram uma redução no número de doadores de sangue, fazendo com que o estoque de sangue ficasse prejudicado.

Porém, a expectativa é que eles voltem à normalidade durante a semana. Isso se deve à semana especial que o órgão está preparando para comemorar o Dia Nacional da Doação de Sangue, celebrado no dia 25/11.

A instituição alerta para a baixa quantidade no estoque dos tipos A-, O+ e O-.

Renata Rodrigues Ferreira de Melo, chefe do setor de captação de sangue do Hemosc, pede para que todos dediquem um pouco do seu tempo para fazer uma doação, mas, para doar, é preciso pesar mais de 50 kg em boas condições de saúde.

“Estar em boa saúde é não ter nenhuma infecção, não estar em quadro gripal, estar bem alimentado, ter tido uma boa noite de sono. Então, a gente sempre fala que a pessoa precisa estar bem para fazer o bem”, explica.

Ela destaca também que as pessoas que tomam remédios controlados podem ser barradas no momento da doação, dependendo da medicação. Pessoas que fizeram cirurgias invasivas nos últimos seis meses também não podem doar, além de outras especificidades.




  • Invalid license, for more info click here
    Invalid license, for more info click here
    0%