O governador de Santa Catarina, Jorginho Mello (PL), concedeu uma entrevista coletiva na manhã dessa sexta-feira (17) na sede da Defesa Civil para dar um panorama sobre as chuvas no Estado.
“Por favor, presta atenção. A água vai subir ainda até amanhã de noite. Até amanhã de tarde ainda vai ter grande volume de chuvas, então, a gente precisa estar atento. Chuva vai ser intensa ainda”, alertou o governador sobre a previsão para as próximas horas. Ele reconheceu a crítica situação atual, relembrando os dois óbitos em Taió.
Quanto às medidas tomadas até o momento, ele revela que mais de R$ 20 milhões já foram gastos para ajuda humanitária, como abrigos, colchões, comida e água. Outra questão que o governador ressaltou é a prevenção como principal forma de evitar desastres.
Segundo ele, a região que exige mais cuidados e está em um nível de alerta maior é o Meio-Oeste, especialmente Concórdia, Joaçaba e cidades próximas ao Vale do Rio do Peixe. Isso por conta do alto volume de chuvas, que já ocasionou enchentes e deslizamentos.
Jorginho também atualizou a situação dos rios. Em Rio do Sul, o nível está em 11,2m, podendo chegar a 13m, maior que em Outubro; Blumenau, 9m, podendo chegar a 12m e Taió, 10m, podendo chegar a 11m.
As barragens estão sendo monitoradas e, no momento, sob controle. A de José Boiteux está com 42% da sua capacidade, Taió, 59%, e Ituporanga, 62%.
Segundo o governador, o saldo atual é de 180 municípios atingidos pelas chuvas, com alagamentos e enchentes, entre outubro e novembro.