Foi iniciada a obra de reconstrução do trapiche da praia da Saudade, em Coqueiros, no Continente. Esse processo atende uma recomendação do Ministério Público de Santa Catarina, que solicitou a demolição por desgaste da estrutura.
As obras estão sendo conduzidas pela Secretaria de Transportes e Infraestrutura.
Nessa segunda-feira (13), a carcaça da antiga estrutura, interditada há 9 anos por risco de desabamento, começou a ser demolida. Após essa etapa ser finalizada, a construção do novo trapiche, que terá 5 metros de extensão e três metros de largura com 301,89 m² de área total, será iniciada.
De acordo com o projeto, a construção será de concreto, assim como a antiga, porém vai contar com piso de madeira tipo deck, já que servirá de plataforma de contemplação da beleza natural local com bancos e pergolado.
A estrutura dará acesso à uma ilhota que abrigou os restaurantes Arrastão, na década de 1960, e Beliscão, nos anos 1970. Ela é terra da marinha e, portanto, área de patrimônio da União, podendo ser utilizada por pessoa física ou jurídica por meio de cessão de uso.
O prazo para a construção é de um ano e o investimento previsto é de cerca de R$ 2,5 milhões.