Para a próxima temporada de verão, que começa no dia 16 de dezembro, a expectativa é que cerca de quatro mil voluntários atuem como guarda-vidas nas praias de Santa Catarina. Para isso, 1100 estão passando por um curso preparatório para atuar durante o verão.
De 12 de outubro a 15 de dezembro, período da pré-temporada, os postos guarda-vidas estão sendo reativados de forma gradativa, para ampliação da cobertura do serviço para o verão. No momento, 110 postos estão desativados e algumas praias de 25 municípios já contam com 243 postos.
A expectativa para a temporada é de crescimento exponencial no número de pessoas frequentando as praias e, por consequência, de ações preventivas, como orientação e colocação de bandeiras, e de salvamentos.
Para evitar ocorrências, o Corpo de Bombeiros faz diversas recomendações para os banhistas, como frequentar o espaço próximo a um posto de guarda-vidas e respeitar a sinalização das bandeiras nas praias.
“E reforçar a questão dos costões. Nós já registramos óbitos nessa pré-temporada. Pessoas que mergulharam nesses locais e não voltaram. Então, evitar andar em costões e principalmente mergulhar”, reforça o Tenente-Coronel Daniel, que ainda recomenda o aplicativo CBMSC Cidadão, para ter acesso aos números de ocorrências nas praias, assim como na condição do mar, existência de cadeira anfíbio e existência de águas-vivas.