O Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC) decidiu por dobrar a multa diária ao Sindicato dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal de Florianópolis (Sintrasem) por conta da greve dos trabalhadores da Companhia de Melhoramentos da Capital (Comcap).
Anteriormente, a cada dia de paralisação, o sindicato era multado em R$ 100 mil. Com a nova decisão, o valor passa a ser de R$ 200 mil. A multa cobrada ao sindicato se deve à ilegalidade da greve, assim julgada no primeiro dia do movimento (01/11).
De acordo com o prefeito Topázio Neto, a prefeitura vai pedir que o valor seja destinado ao ressarcimento do município por ter que contratar outra empresa para recolher o lixo.
Nesta segunda-feira (6), após mais uma tentativa de acordo mal-sucedida, os grevistas descumpriram a ordem da justiça de não realizar nenhum ato próximo a órgãos públicos. Durante a tarde, eles espalharam lixo no meio da rua, em frente a uma sede da Prefeitura, no Centro de Florianópolis.
Um outro episódio ocorrido nesta segunda-feira gerou revolta nos grevistas. Eles foram até a sede do executivo para tentar negociar com o presidente da Comcap, João da Luz, mas receberam a informação de que ele não estaria. Porém, pouco depois, ele foi avistado saindo do local, deixando os sindicalistas indignados, que cobraram
A greve completa seis dias nesta terça-feira.