Em Taió, no Alto Vale do Itajaí, o vertimento da Barragem Oeste, iniciou na manhã de quinta-feira (2), quando o nível do reservatório atingiu a cota de 23,30 metros (IBGE 362,30m). No momento, a capacidade de armazenamento do reservatório se encontra em 100%.
O vertimento das barragens é uma operação controlada e monitorada por equipe técnica. Além disso, ainda há risco muito alto para inundações graduais em toda região do Vale do Itajaí
“A barragem quando chega perto dos 100% de sua ocupação, ela começa a passar pelo vertedouro. O vertedouro é uma estrutura projetada para esvaziar, aliviar o excesso de água pelo vertimento. É processo muito controlado porque começa com uma pequena lâmina de água e vai aumentando gradativamente. Então, é uma situação segura, a barragem é projetada para isso e está fazendo o seu papel de controlar as cheias no Vale do Itajaí”, explica Frederico Rudorff, coordenador de monitoramento e alerta da Defesa Civil de Santa Catarina.
A Defesa Civil informa que está acompanhando de forma constante a situação e trará novas atualizações. Fique atento aos alertas e siga as recomendações das Defesas Civis dos Municípios.