Na manhã desta quinta-feira (2), um deslizamento de terra foi registrado no centro de São Miguel do Oeste, em Santa Catarina. Um muro de pedras, com escoramento em parede de edificação comercial, desabou.
A equipe de plantão do CBMSC (Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina), do caminhão ABTR-210 (Auto Bomba Tanque Resgate) e a ambulância ASU-289 (Auto Socorro de Urgência) chegaram ao local e identificaram que 90% do muro havia desmoronado, restando apenas as extremidades fixas que estavam instáveis.
A terra ao lado da residência que estava escorando o muro desceu junto com o muro, vindo a fazer pressão na parede da edificação comercial.
A residência que faz divisa com o muro, até o momento, não havia apresentado alteração na estrutura, porém o restante da terra que encontrava-se a um metro de distância da casa estava encharcada e apresentando rachaduras no solo. Sendo assim, foi orientado aos moradores que deixassem o local por questão de segurança.
Já na edificação comercial, foi orientada a retirada dos veículos do interior e que evitem transitar nos locais já isolados pois existe risco de novos desabamentos, uma vez que as paredes da edificação apresentam rachaduras e infiltrações de água.
Em uma das laterais da edificação, o muro de contenção que está ligado (amarrado ao que desabou) apresenta sinais de deformidade (projeção). Ele tem aproximadamente seis metros de altura.
Foi realizada a cobertura do solo nas proximidades da residência com lona para evitar novos deslizamentos da terra restante e o local foi isolado com fita zebrada. A Defesa Civil de São Miguel do Oeste também esteve presente neste atendimento.