A idosa, de 91 anos, que sofre de demência e Alzheimer, está com os netos e será encaminhada a uma casa especializada no cuidado de idosos. Ela foi encontrada trancada em um apartamento com o filho morto entre 7 e 10 dias, já em estado de decomposição no último sábado (21) em Balneário Camboriú, Litoral Norte de Santa Catarina.
Christina Barrichelo, secretária de Desenvolvimento e Inclusão Social de Balneário Camboriú, deu detalhes da ocorrência que dão dimensão da solidão em que mãe e filho de 69 anos viviam. “O cheiro no apartamento era tão forte que cheguei a vomitar, ele morreu em um sofá que estava coberto por larvas”, contou Barrichelo.
O corpo do homem foi velado e cremado neste domingo (22), pelos filhos que vivem em Porto Alegre e vieram prestar apoio a avó. Sem contato há quase 1 ano, netos contaram que não tinham relação próxima com o pai, tampouco com a avó, por isso optaram por colocá-la em uma casa de idosos, já que ela precisa de cuidados e não ingere comidas sólidas.
O homem sofria de uma patologia cardíaca grave, que causou a morte dele, em setembro chegou a procurar ajuda no hospital e precisava ficar internado. “Porém ele se recusou, pois estava muito preocupado com a mãe que só tinha ele para cuidar. Então recusou atendimento médico e foi para casa”, detalhou a secretária.
A secretária detalha que a maioria das pessoas atendidas pelo Abraço ao Idoso são de alto poder aquisitivo, entretanto sozinhas, sem familiares e amigos de confiança para pedir ajuda. “Ao longo da vida ocorrem essas rupturas e essas pessoas ficam sozinhas e vulneráveis, muitas são enganadas, uma situação muito triste”, salienta Barrichelo.
Mau cheiro chamou atenção dos vizinhos de idosa
Os vizinhos da idosa acionaram a Polícia Militar após o mau cheiro que vinha do apartamento tomar conta do prédio, no local, a idosa de 91 anos foi encontrada ao lado do corpo do filho, morto a cerca de 10 dias, já em estado de decomposição.
Idosa recebeu atendimento médico
A idosa foi encaminhada em uma ambulância para a UPA das Nações e os familiares, que moram em Porto Alegre (RS), foram contatados. Dois netos vieram da capital gaúcha para Balneário Camboriú prestar apoio para a avó.
Com informações do Portal Nd+.