Trinta e nove pessoas foram multadas e destas 26 por embriaguez, além de 10 veículos guinchados, durante uma blitz da lei Seca realizada pela Guarda Municipal de São José (GMSJ) na noite de sexta-feira (13), nos bairros de Areias e Kobrasol.
A operação buscou coibir a embriaguez ao volante e infrações de trânsito, onde foi utilizado um etilômetro (bafômetro) passivo de teste rápido.
Durante a blitz, realizada das 21h às 6h, cerca de 400 motoristas foram fiscalizados, sendo 26 flagrados com sinais de embriaguez e foram autuados. O subcomandante da GMSC, Clenilson Vieira Seberino explica que a multa por embriaguez ao volante é de R$ 2.934,70. Além disso, o condutor terá a carteira de habilitação suspensa por um período de 12 meses e, terá que passar por um curso de reciclagem antes de poder reaver o direito de dirigir.
Segundo ele, a blitz tem como foco a fiscalização do uso de bebida alcoólica ao dirigir e visa a prevenção de acidentes causados por motoristas embriagados. “Os números de acidentes causados por embriaguez ainda são altos e representam uma grande parte das causas de morte no trânsito no país”, afirma.
Ele avalia que a blitz teve um resultado positivo. “É importante ressaltar que nossos agentes estão preparados e treinados para realizar uma abordagem segura e respeitosa. Inúmeros cidadãos de bem que são abordados agradecem e elogiam o nosso trabalho”, destaca.
Clenilson também enfatiza que haverá outras operações como essa em São José