A Oktoberfest de Blumenau, considerada a maior festa alemã das Américas, volta nesta quarta-feira (11). A informação foi confirmada pela prefeitura na segunda-feira (9), depois da festa ter sido suspensa por quatro dias após o risco de enchente causado pelas chuvas no Vale do Itajaí.
De acordo com o município, a decisão aconteceu por conta do declínio do nível do Rio Itajaí-Açu, que corta a cidade, e das previsões positivas para os próximos dias. Nesta segunda, a montagem da festa será retomada no Parque Vila Germânica.
“Foi decidido que os portões serão abertos às 18h de quarta-feira, dia 11, e que o tradicional desfile será antecipado para as 19h”, informou a prefeitura.
A festa inclusive, será prorrogada, com o término adiado do dia 22 para o dia 29 de outubro. A região do Vale do Itajaí, assim como o restante de Santa Catarina registra diversos problemas por conta da chuva constante e volumosa.
Ao todo, 135 municípios no Estado registraram ocorrências em virtude das chuvas. Duas pessoas morreram, um bebê ficou ferido e 60 cidades decretaram situação de emergência.
Oktoberfest de Blumenau
A edição de 2023 da Oktoberfest de Blumenau, que ocorre desde 1984, foi a primeira da história a ter datas suspensas após a cerimônia de abertura. A festa iniciou a 38ª edição na quarta-feira (4) com a abertura do primeiro barril de chope no Parque Vila Germânica.
Nesta segunda-feira, a chuva dá trégua. No entanto, o município segue com alagamentos e as ruas do município amanheceram cobertas de água. O Rio Itajaí-Açu segue em elevação e o nível da água ultrapassou os 10 metros em Taió — índice que não era registrado desde 2017.