Em ação realizada na Avenida Lisboa, no bairro Forquilhas, a prefeitura de São José e as Centrais Elétricas de Santa Catarina (Celesc) retiraram cerca de uma tonelada de fios de eletricidade irregulares no município.
Os objetos não foram pesados, mas os agentes estimam essa quantidade. A ação foi realizada apenas em Forquilhas, mas, caso houver demanda, outros bairros da Grande Florianópolis poderão ser contemplados futuramente.
O gerente regional da Celesc na Grande Florianópolis, Leandro Seeman, explica que todos os dias, uma equipe fica responsável pela higienização das ruas através da retirada de fios de telecomunicação. Quando demandadas, as equipes realizam um mutirão, como o que ocorreu nesta terça-feira (3).
Os fios retirados eram, em sua maioria, de empresas de telecomunicações e não estavam mais em funcionamento. Leandro Seeman reitera que as concessionárias responsáveis serão notificadas pela permanência da fiação em desuso. De acordo com ele, as pessoas cancelam os planos com uma empresa “x” e essa não vai até o local retirar os fios, que ficam lá abandonados.
“Isso vira multa depois. Cadastro com proibição para aprovar projetos por um certo tempo. E a gente tem uma outra dificuldade que são as empresas clandestinas. Isso é um pouco mais difícil de lidar, porque não tem identificação”, destaca.
A ação, realizada em parceria entre a prefeitura de São José e a Celesc, tem viés estético e, principalmente, de segurança, para evitar que pessoas sejam eletrocutadas por fios baixos.