A partir desta segunda-feira (2) as escolas, as Unidades Básicas de Saúde (UBS) e o site da prefeitura de São José, passarão a disponibilizar um QR Code para declaração da situação vacinal.
De acordo com a diretora de vigilância epidemiológica do município, Katheri Zamprogna, essa tecnologia visa facilitar o acesso a declaração, já que os pais não precisarão mais ir presencialmente à uma UBS para emiti-la.
“Na escola da criança, os pais podem fazer a abertura do formulário, via QR Code, com a tela do celular e vai preenchê-lo com algumas perguntas. Então os pais não vão mais precisar ficar se deslocando sempre às UBSs para emitir essa declaração”, ressalta.
Com a ferramenta, os pais dos alunos da rede municipal de ensino terão acesso a um formulário com algumas perguntas sobre a saúde dos filhos. Depois disso, a vigilância fará uma vistoria no esquema vacinal das crianças para depois emitir a declaração de forma online.
Caso o esquema não esteja completo, os pais serão orientados a ir a UBS mais próxima para seus filhos tomarem a vacina. Essa tecnologia foi feita em parceria entre as secretarias de saúde e educação.