A Semana Inclusiva teve início nesta quinta-feira (21), em Florianópolis, com a palestra híbrida: “Dialogando sobre a inclusão da Pessoa com Deficiência no Mundo do Trabalho: Educação, Qualificação Profissional e Emprego”, no auditório do MPF (Ministério Público Federal).
A palestra contou com a participação de Alice Kuerten, presidente do Instituto Guga Kuerten e da Federação das APAEs de Santa Catarina e Fernando André Sampaio Cabral, auditor Fiscal do Trabalho e Coordenador Estadual do projeto de Inclusão de Pessoas com Deficiência e Reabilitadas do INSS em Pernambuco – Ministério do Trabalho e Emprego.
A mediação ficou por conta dos coordenadores da Semana Inclusiva SC, Luciana Xavier Sans de Carvalho, auditora Fiscal do Trabalho e Piero Menegazzi, procurador Chefe do MPT-SC.
“É um evento muito importante que já faz parte de uma agenda da inclusão aqui do Estado e é mais uma oportunidade para aproximar empregadores que buscam contratar pessoas com deficiência e também os candidatos que buscam a sua inclusão ou seu retorno ao mercado de trabalho. É uma oportunidade de diálogo e aproximação que nós, enquanto órgãos públicos que também trabalhamos com isso, buscamos construir juntamente com a sociedade”, ressalta Piero Menegazzi, procurador Chefe do MPT-SC.
Dia D – Feirão de Empregos para Pessoas com Deficiência e Reabilitados do INSS
Criada em 2015, no início apenas com o “Dia D – Feirão de Empregos para Pessoas com Deficiência e Reabilitados do INSS”, em Florianópolis, chega em sua nona edição alcançando cinco municípios catarinenses.
A meta é garantir a inclusão deste público no mundo do trabalho e reduzir as 19.500 vagas em aberto que deveriam ser preenchidas por empresas do Estado, que se enquadram no Artigo 93 da Lei 8213/91.
O evento realizado pelo MPT-SC (Ministério Público do Trabalho em Santa Catarina) e pela SRTE-SC (Superintendência Regional do Trabalho), em parceria com mais de 30 entidades governamentais e não governamentais do Estado, terá na programação palestras (presenciais e híbridas), atividades culturais, esportivas e o Dia D – Feirões de Emprego para promover o encontro entre empresas que precisam cumprir cotas, instituições qualificadoras desta mão de obra e candidatos, em Florianópolis, Joinville, Blumenau, Itajaí e Chapecó, neste último município com o diferencial de incluir, também, jovens aprendizes no mercado laboral.
Em Florianópolis, neste sábado (23) acontece o Dia D – Feirão de Empregos, no CIC (Centro Integrado de Cultura), das 9h às 17h (inscrições no link).
Além de aproximar empregadores, candidatos e entidades formadoras de mão de obra de pessoas com deficiência e reabilitados do INSS, irá oferecer serviços como orientação jurídica da OAB/SC, plantão fiscal e emissão de CTPS digital e atendimento de instituições qualificadoras de aprendizagem.
O Sine vai cadastrar vagas de emprego e candidatos às cotas, e o Comando do 1º Batalhão Bombeiro Militar de Santa Catarina, que estará com uma equipe de socorristas de plantão, montará uma tenda para orientações como de primeiros socorros e equipamentos em exposição.
No mesmo dia e local, paralelo ao Dia D, o evento Cultural “Nise da Silveira na Primavera dos Museus”, contemplará audiovisual, roda de conversa e mostras de filmes, em especial do longa metragem “Nise – O Coração da Loucura (Direção: Roberto Berliner), tem na programação, apresentações de dança, teatro e música e o lançamento do livro braile ‘Um Olhar Diferente sobre a Moda Inclusiva’.
A entrada é livre em todos os espaços. Para as atividades culturais, é necessário preencher o formulário apenas para controle do público, evitando-se assim aglomerações. O estacionamento do CIC também é gratuito.