A partir desta segunda-feira (18), uma terceira equipe formada por integrantes de outras especialidades do CBMSC (Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina) passa a atuar no Rio Grande do Sul.
Entre os dias 06 e 17 de setembro foram empregados militares das equipes de Força-Tarefa com especialidade em BRIE (Busca e Resgate em Inundações e Enxurradas), bem como cinotécnicos, que são os bombeiros especialistas na busca com cães.
A primeira equipe foi comandada pelo major João Emiliano de Moura Silva Miranda e a segunda pelo major Clemente Stähelin Michels.
Para esta terceira equipe, que será comandada pelo capitão Fillipe Thiago Pamplona, do Batalhão de Blumenau, terão especialistas em BREC (Busca e Resgate em Estruturas Colapsadas), IAD (Intervenções em Áreas Deslizadas) e Busca, Resgate e Salvamento com Cães (Cinotecnia).
A previsão é que a terceira equipe esteja em solo gaúcho no período da tarde. Eles fazem parte da Força-Tarefa dos batalhões de Blumenau, Florianópolis, Balneário Camboriú e Chapecó.
Os binômios (dupla entre bombeiro militar e cão de busca) empregados nesta etapa serão o sargento Willian Valdeley com o cão Marley e o cabo Josclei Tracz e o cão Iron, ambos com vasta experiência em apoio a estados vizinhos.
A mudança na equipe também implica na mudança dos equipamentos necessários, como por exemplo as embarcações, que retornam para Santa Catarina.