O cenário na manhã desta quinta-feira (7), feriado da independência, no bairro Monte Cristo, em Florianópolis, começou a mudar. Após o rompimento do reservatório da Casan nesta quarta-feira (6), a Prefeitura da Capital deu início a uma força-tarefa, com equipes atuando na desobstrução de vias e remoção de resíduos. A Prefeitura disponibilizou cerca de 200 pessoas e 50 equipamentos para os trabalhos no local.
A Secretaria Municipal de Limpeza e Manutenção Urbana está operando em apoio à Defesa Civil no atendimento à situação das famílias vítimas do acidente. Ainda não há informações sobre a quantidade de resíduos volumosos removidos do local do acidente.
Os resíduos estão sendo levados para ponto de apoio temporário no Continente, para triagem e encaminhamento a destino final adequado. De acordo com o secretário de Limpeza e Manutenção Urbana, João da Luz, a primeira ação de limpeza foi para desobstruir as vias públicas.
Além das ruas, a limpeza também está sendo feita nas residências. Caixas estacionárias para disposição de móveis e aparelhos danificados foram colocadas. Pelo menos até sexta, informa João da Luz, a força-tarefa vai atuar no Monte Cristo.
A força-tarefa reúne desde a primeira hora de quarta-feira (6) operacionais de todas unidades da Secretaria de Limpeza e Manutenção Urbana, equipes de Remoção da Superintendência de Gestão de Resíduos da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável.
Entregas das doações
O repórter da Jovem Pan News, Cristiano Daros, esteve no local pela manhã acompanhando todos os trabalhos das equipes da força-tarefa. O secretário Municipal da Casa Civil, Carlos Eduardo de Souza Neves, destacou que as doações estão centralizadas na Secretaria do Continente. “Lá está sendo feita uma triagem com a ajuda de todos os voluntários e as doações estão sendo separadas por tamanho. Produtos de limpeza pesada, produtos de higiene e roupas estão sendo os primeiros a serem entregues à população”, afirma Neves.
As doações devem ser entregues na Secretaria do Continente, que está localizada na rua João Evangelista da Costa, 781 – Capoeiras, Florianópolis.