A Rádio Jovem Pan News 103,3 FM está completando dois anos nesta quinta-feira (7), data que marca o início da primeira rádio de notícias em Florianópolis, Capital Catarinense. A emissora, afiliada da Jovem Pan News de São Paulo, além de transmitir via FM, leva informação de forma leve e jovem aos ouvintes por meio das plataformas digitais e de vídeo.
Focada na Grande Florianópolis e 100% jornalística, a Pan News Floripa cresceu e hoje conta com uma equipe de 20 jornalistas, responsáveis pela comunicação no rádio e no digital. A programação é transmitida diretamente dos modernos estúdios construídos no Morro da Cruz, que recentemente passou por uma reforma e adequações para receber os novos colaboradores.
Jovem Pan News se destaca na defesa do cidadão
A Jovem Pan News é coordenada pelo jornalista Emanuel Soares, que também é âncora do programa Jogo do Poder. Soares destaca que a emissora sempre defendeu os cidadãos. Uma das mais recentes foi o Plano Diretor de Florianópolis deste ano.
“Estavámos focados nessa pauta, por se tratar de uma defesa muito importante para o desenvolvimento da cidade. Tanto que nessa terça-feira (5), uma das pautas era a regularização de água e luz em ruas que não são legais na Capital, beneficiando os moradores desses locais, que agora poderão solicitar essas ligações graças ao Plano Diretor. Ter defendido o Plano Diretor com unhas e dentes reforça o compromisso da Jovem Pan News com a sociedade “, afirma o coordenador.
Além disso, a emissora foi em favor da redução de impostos para o setor de bares e restaurantes de Florianópolis, um setor importante para a economia local e um dos mais afetados pela pandemia do Covid-19.
“Eles tiveram que fechar as portas e naquele momento o governo não ofereceu nenhum benefício para esse setor. Nós começamos a reforçar esse assunto em nossa programação e essa discussão na Assembleia Legislativa do Estado para a redução de impostos para alimentos e bebidas tornou possível a redução do ICMS dos alimentos”, ressalta.
Pesquisas contratadas pela Pan News aquecem as Eleições 2022
A Jovem Pan News contratou diversas pesquisas do Instituto Mapa para as Eleições de Santa Catarina e do Senado. Essas pesquisas foram as únicas que apontaram a realidade do cenário, ou seja, as que mais se aproximaram dos resultados da urna.
“O IPEC (Inteligência em Pesquisa e Consultoria Estratégica), contratado por outra emissora, mostrava o candidato Moisés na frente, porém ele não foi para o segundo turno. Já o Mapa, indicou o Jorginho Mello disparado na frente. E isso se deve pela metodologia diferenciada na hora da pesquisa com a população”, conta Soares.
Ao todo foram quatro pesquisas contratadas pela emissora para as Eleições do Estado de 2022.
Rompendo paradigmas no jornalismo político
Segundo Emanuel Soares, até o início da Jovem Pan News em 2021, não existia no rádio programas de política local. “A gente veio com o Jogo do Poder ao encontro dessa necessidade do rádio local ter um programa de política”, destaca.
De maneira geral, a Pan News convida os políticos para conversarem sobre diversos temas, de forma leve e confortável. Além disso, o espaço é aberto para todas as tendências políticas, sem distinção.
Nas segundas e sextas-feiras, o programa Jogo do Poder, comandado pelo jornalista Emanuel Soares, traz um debate com os jovens da liderança política catarinense. Segundo ele, só a emissora produz uma programação como esta.
Samuel Vidal, assessor de Políticas Públicas para Juventude da Prefeitura de Florianópolis, Monica Duarte, líder comunitária do Córrego Grande, Juca Martins, assessor da Prefeitura de Florianópolis, Pedro Neves, criador do movimento Direita SC e Lucas Almeida, especialista em administração pública e política debatem de forma jovem a política do Estado no Jogo do Poder.
Programação de aniversário
Durante toda a semana, a emissora reforçou o compromisso com as informações de qualidade, credibilidade e confiança com uma programação especial para celebrar o segundo aniversário. O programa Ligado na Cidade, com Marcelo Martins, de segunda a quarta-feira, contou com a participação do radialista Polidoro Junior, o cineasta Zeca Pires, a surfista Jacqueline Silva.
Nesta quinta-feira (7), Fábio Botelho, secretário de governo da Prefeitura Municipal de Florianópolis, Rafael Nogueira, presidente da Fundação Catarinense de Cultura e os organizadores da Parada LGBTI+ 2023 farão parte da programação.