O laboratório de robótica da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) foi reconhecido com dois prêmios no Simpósio Internacional de Sistemas Multicorpos e Mecatrônica, organizado pela Universidad Tecnológica Nacional, de Córdoba na Argentina. O evento ocorreu entre os dias 15 e 18 de outubro.
Os pesquisadores Luan Meneghini, Vinícius Noal Artmann, Roberto Simoni e Henrique Simas apresentaram um artigo sobre manipuladores paralelos, um tipo de robô utilizado em linhas de montagem e em simuladores de voo. O estudo, que ficou em 1º lugar na categoria Pesquisa, apresentava melhorias sobre um tipo de manipulador específico, chamado de “Pick and Place” (apanhar e posicionar).
Rodrigo Barreto, Fernando Morlin, Andrea Carboni e Daniel Martins conquistaram a 3ª colocação na mesma categoria, com o estudo que propõe um novo método de geração de garras robóticas. Foram analisados vários quesitos como mobilidade do mecanismo, fixação de objetos com um, dois e três pontos de contato, e inspeção das restrições do mecanismo.
O laboratório de robótica da UFSC gera diversas publicações de artigos científicos em revistas reconhecidas e com alto fator de impacto e nos principais congressos nas áreas de mecanismos e robótica. Também já desenvolveu patentes publicadas de mecanismos e robôs inovadores com a parceria de empresas como Petrobras, BMW e Copel, além de cooperação de instituições de ensino mundialmente conhecidas, como o King’s College London.