O mês de setembro promete um tempo de altos e baixos em Santa Catarina. Segundo o Climatempo, o Estado estará sob atuação de um “combo” meteorológico, que pode deixar o tempo com o passar dos dias com chuva e máximas de 37°C.
Um novo ciclone extratropical se formou nesta segunda-feira (4) no Sul do Brasil, impactando fortemente o tempo em Santa Catarina. A segunda-feira (4), iniciou com variação de nuvens e aberturas de sol do centro ao leste do Estado, com condições para pancadas de chuvas e temporais, acompanhados de chuva, raios, granizo e rajadas de vento.
Isso se deve ao avanço de uma frente fria combinada a um sistema de baixa pressão no Rio Grande do Sul, que a partir da metade da manhã no Oeste e Extremo Oeste e ao longo do dia avançaram para as demais áreas.
Segundo a Defesa Civil, as temperaturas mínimas variam entre 15 e 21°C e as máximas oscilam entre 22 e 37°C no Estado. Na terça-feira (5), o tempo começa a mudar com o afastamento das instabilidades e a entrada de uma massa de ar seco em Santa Catarina. Durante a madrugada pode ocorrer chuva fraca e isolada nas áreas do leste do Estado, mas o dia será com predomínio de sol no Grande Oeste e variação de nuvens com períodos de sol nas demais áreas.
Já na quarta-feira (6), o dia será com variação de nuvens, com condições para pancadas isoladas de chuva e trovoadas a partir da tarde, principalmente no Grande Oeste e em áreas de divisa com o Rio Grande do Sul (RS), devido a instabilidades em médios níveis da atmosfera, combinadas com a oferta de umidade vinda do norte do país. O risco é baixo para ocorrências associadas às chuvas.
Quinta-feira com aberturas de sol em SC
A instabilidade se posiciona sobre o Rio Grande do Sul na quinta-feira (7), onde começa a se formar uma nova frente fria, favorecendo aberturas de sol em Santa Catarina. Ao longo da noite, o avanço da frente fria em direção a SC provoca chuva em áreas de divisa com o RS, com risco baixo para ocorrências relacionadas à chuva. Na Sexta-feira (8), a instabilidade avança pelo Estado provocando chuva e temporais. O risco é baixo a moderado para ocorrências associadas.