De acordo com o Necat, melhora no cenário da pandemia ainda não permite relaxamento

Foto: Reprodução

É importante ainda manter as medidas de proteção contra a Covid-19, mesmo que os números mostrem uma melhora gradativa no atual cenário. Os cuidados básicos como uso de máscara, utilização do álcool em gel e o distanciamento ainda são essenciais para manter a segurança em Santa Catarina.

O Necat (Núcleo de Estudos de Economia Catarinense) que faz parte da UFSC, emitiu o alerta em um boletim. Foi feita a analise do comportamento da pandemia entre o período de 9 e 15 de outubro.

Neste período foi possível observar que a circulação do vírus ainda é alta no Estado. Foram registrados  4.760 novos casos e 88 óbitos.

O Boletim cita o número de reprodução efetivo (Rt), que mede a taxa de transmissão da Covid-19. O dado foi divulgado no dia 16 de outubro pelo governo estadual e indica uma variação entre 0.96 e 1.0. Para indicar tendência de controle da pandemia, a Rt deve ser menor que 1.0.

Houve uma redução no número de mortes diárias durante a semana analisada pelo boletim. De 17 mortes diária no final do mês de setembro para 13 no período de pesquisa. Em outubro de 2020 a média de mortes por dia era de oito.

Mapa de Risco

O Governo do Estado divulgou no sábado (9), o Mapa de Risco que não indica regiões no risco gravíssimo (cor vermelha) e nem no risco grave (cor laranja). Aponta  apontou 13 regiões como risco potencial alto (cor amarela) e quatro como risco potencial moderado (cor azul).




  • Invalid license, for more info click here
    Invalid license, for more info click here
    0%