Os Centros de Saúde da Vargem Grande e da Vargem Pequena, no Norte da Ilha, terão aumento na demanda durante os próximos meses. Por isso, as unidades estão recebendo equipamentos para melhor atender os pacientes. Na tarde desta segunda-feira (3), a reportagem da Jovem Pan News esteve presente na estrutura da Vargem Grande e flagrou a chegada de 36 cadeiras para a sala de espera e três macas ginecológicas. O movimento na unidade também estava maior que o normal.
O aumento no fluxo se deve à realocação de equipes de profissionais que estavam no CS Canasvieiras para as duas unidades. Isso ocorre porque o Centro de Saúde estará fechado temporariamente por conta das obras de ampliação da UPA Norte, ao lado da estrutura. Assim, quatro equipes foram transferidas para a Vargem Grande e duas para a Vargem Pequena.
A reportagem tentou contato com a secretária de Saúde do Município, Cristina Pires Pauluci, mas ela não pode atender. Por meio de nota, a secretaria explica que “a realocação das equipes para os Centros de Saúde Vargem Grande e Vargem Pequena ocorreu a partir de análises de possibilidades e após diagnósticos de viabilidade estrutural para o acolhimento da demanda necessária”. Na nota, a assessoria também ressalta que não haverá mudança nos atendimentos. Portanto, os pacientes que seriam atendidos em Canasvieiras serão atendidos pelas equipes que eram do local e foram realocadas. Assim como os CSs Vargem Grande e Vargem Pequena manterão seu atendimento, conforme o habitual, pelas suas equipes de referência.
A previsão de término das obras de ampliação é para Dezembro deste ano.