Florianópolis já vive a retomada do setor de eventos, após a pandemia de Covid-19. A Capital sedia até o fim da semana a 32ª edição do Congresso Brasileiro de Agronomia, o maior do segmento no País com previsão de 5 mil participantes. O evento ocorre no CentroSul e recebe profissionais da agronomia, alunos de graduação e pós-graduação. O Congresso é realizado pela Confederação dos Engenheiros Agrônomos do Brasil (Confaeab) e Federação dos Engenheiros Agrônomos de Santa Catarina (Feagro-SC) e pela primeira vez em 32 edições terá participantes de forma presencial e online.
CBA terá como tema central os “Desafios profissionais no mundo em transformação”, e tratará de assuntos relacionados à política profissional e a aspectos que afetam todo o setor produtivo e a segurança alimentar da população. No temário do congresso, debates sobre mudanças climáticas, biodiversidade e agricultura; produção sustentável e integrada; infraestrutura e logística; ensino, além de gênero e intergeracionalidade, que discutirá o mercado de trabalho para a mulher engenheira agrônoma e a relação entre gerações de profissionais.
Serão 14 painéis com cerca de 40 palestrantes nacionais e internacionais, entre eles, Alejandro Luis Bonadeo, vice-presidente da Associação Mundial dos Engenheiros Agrônomos (AMIA), e os ex-ministros da Agricultura Alysson Paolinelli e Roberto Rodrigues. Paolinelli, que foi indicado ao Prêmio Nobel da Paz em 2021 e que foi responsável pelo impulsionamento do agronegócio brasileiro a partir dos anos 1970, fará a palestra magna.