Operação em Itajaí apreende mais de 10 mil barbatanas de tubarão que seriam exportadas ilegalmente

Foto: Ibama/ Divulgação

O Ibama apreendeu 28,7 toneladas de barbatanas de tubarão em Itajaí, no Litoral Norte nesta segunda-feira (19). Ao todo, mais de 10 mil unidades foram apreendidas. Segundo o órgão, elas seriam exportadas ilegalmente para o mercado asiático. A apreensão levantou preocupações sobre o impacto ambiental e a redução das populações de tubarões em todo o planeta, incluindo espécies ameaçadas de extinção.

A maior parte foi encontrada em uma empresa exportadora de Itajaí, onde foram encontradas 27,6 toneladas. Outra empresa que tentava exportar 1,1 t pelo aeroporto de Guarulhos também foi flagrada. O nome dos responsáveis ainda não foi divulgado.

Para realizar a captura, as empresas responsáveis utilizavam embarcações com licença para pescar outras espécies, mas operavam com excesso de carga, ultrapassando os limites permitidos. Essa prática criminosa, além de impactar a conservação dos tubarões, resultou na morte de milhares de aves marinhas, algumas delas ameaçadas de extinção.

A Polícia Federal segue com as investigações para desmanchar a quadrilha responsável por abastecer o mercado asiático com as barbatanas.

A retirada do órgão geralmente ocorre com os animais vivos, que são jogados de volta ao mar sem os membros.




  • Invalid license, for more info click here
    Invalid license, for more info click here
    0%