O Governo do Estado de Santa Catarina decretou situação de emergência nos hospitais públicos, conforme publicação no diário oficial do estado na sexta-feira (16). A condição tem sido agravada em decorrência das síndromes respiratórias e dengue nos hospitais catarinenses.
Há cerca de duas semanas as taxas de ocupação de leitos estavam ainda piores, com ocupação total das camas de internação. A resposta da Secretaria de Estado da Saúde (SES) foi abrir a possibilidade de aluguel de UTIs particulares, especialmente na Grande Florianópolis, além de buscar aumentar a quantidade de leitos. Enquanto isso, as emergências dos hospitais seguem lotadas, mesmo que não seja para internação.
O novo decreto garantirá o atendimento e a continuidade das melhorias estruturais nos seis hospitais da rede própria da Secretaria de Estado da Saúde (SES), localizados na Grande Florianópolis.
Entre elas estão adequações das infraestruturas prediais e os sistemas das redes de gases medicinais, assim como restruturação das instalações elétricas, hidrossanitárias e de climatização.