Algumas luminárias da orla da Beira-Mar de São José devem começar a ser substituídas já no final deste ano. Elas serão trocadas por outras que possuem a tecnologia 5G. De acordo com o assessor técnico da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Maurício Barbosa da Silva, uma parceria com a ABDI (Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial) está sendo fechada. No momento está sendo feito um termo de entendimento com a agência e quando ele for assinado, será realizado um estudo para entender como poderá fazer a instalação e quantas luminárias serão precisas.
O secretário conta que com a troca dos luminárias, o tráfego poderá ser monitorado, as pessoas poderão usufruir do 5G, os semáforos irão abrir e fechar de acordo com a demanda e a segurança também será reforçada, já que elas também possuem câmeras.
O projeto piloto irá durar 3 anos. No primeiro, a tecnologia será instalada apenas na Beira-Mar e nos dois posteriores será ampliada para outros locais. O investimento previsto é de R$ 1,6 milhão e será pago através de um superávit do Cosip, que só pode ser utilizado para arcar com a manutenção do serviço de iluminação pública.