Na última quinta-feira (18), um cidadão russo procurado por acusações de estelionato, falsidade ideológica e associação criminosa foi preso na Capital do Estado. A Polícia Federal em Santa Catarina, em cooperação internacional, liderou a investigação que resultou na localização e captura.
A segunda prisão foi a de um cidadão uruguaio, na sexta-feira (19). O estrangeiro responde a processo pela suposta prática dos crimes de homicídio e tentativa de homicídio.
A PF em Santa Catarina já efetivou duas extradições ativas, três extradições passivas, atuou na prisão no exterior de cinco foragidos da Justiça Brasileira, bem como prendeu cinco procurados estrangeiros em Santa Catarina, somente em 2023.
Ambos estavam na lista de Difusão Vermelha da Interpol, o que significa que havia mandados de prisão em aberto para eles. Um dos procurados era um cidadão russo e o outro uruguaio, que cometeram crimes em seus países de origem.
Após o cumprimento dos mandados de prisão preventiva para fins de extradição, emitidos pelo Supremo Tribunal Federal, os detidos foram encaminhados às autoridades prisionais, onde permanecerão até que a extradição definitiva para os países requerentes seja realizada.