As obras de construção da nova ponte da Lagoa da Conceição serão retomadas em breve. Ela estava parada há duas semanas por conta de uma decisão judicial que suspendia a construção. A paralisação foi determinada após o Ministério Público Federal alegar que faltavam licenças do IMA e estudos de impacto ambiental, além de supostamente não haver autorização da Secretaria de Patrimônio da União.
A Prefeitura de Florianópolis recorreu, alegando que tem a licença exigida pelo IMA e que a obra não terá grandes impactos ambientais. Além disso, o município afirma que a construção da ponte irá beneficiar o ambiente com a “maior oxigenação” da parte sul da Lagoa, já que o vão da nova ponte será maior, permitindo mais circulação da água.
A obra foi de fato iniciada sem a autorização da SPU, como argumentou o MPF, mas o documento de liberação por parte da União foi apresentado, já na fase de recurso no TRF4.
As obras ficaram suspensas por duas semanas, desde o dia 12 de abril, quando o juiz Marcelo Krás Borges acatou a argumentação do Ministério Público Federal sobre a falta de licenças, estudos de impacto ambiental e autorização da SPU.