UFSC aprova título de doutor Honoris Causa ao cantor Gilberto Gil

Foto: Divulgação

A Universidade Federal de Santa Catarina aprovou nesta terça-feira (28), por unanimidade, a proposta que concede o título de doutor Honoris Causa ao músico brasileiro Gilberto Gil. Os 42 conselheiros presentes, entre homens e mulheres, deram voto favorável à proposição encaminhada por ofício pelo reitor da universidade, Irineu Manoel de Souza.

No texto que justifica a concessão, há um conjunto de motivações, como a contribuição do artista à cultura brasileira como cantor, compositor, multi-instrumentista, produtor musical, político e escritor, além das singularidades da presença da ciência em sua obra musical. No processo, há um documento com cerca de 20 páginas, destacando a trajetória de Gil e um currículo resumido do cantor, incluindo fatos sobre sua vida e feitos marcantes.

A relação do artista com a cidade de Florianópolis também é lembrada no documento. Na capital catarinense, Gil compôs A novidade, uma das suas músicas mais famosas. Recentemente ele também fez um show para mais de 60 mil pessoas durante a Maratona Cultural, que comemorava o aniversário de 350 anos da cidade.

A UFSC concede o título de doutor Honoris Causa a pessoas que não necessariamente possuam um diploma universitário, mas que se tenham destacado em determinada área (artes, ciências, filosofia, letras, promoção da paz, de causas humanitárias etc), por sua boa reputação, virtude, mérito ou ações de serviço que transcendam famílias, pessoas ou instituições.

 




  • Invalid license, for more info click here
    Invalid license, for more info click here
    0%