A Celesc iniciou nessa semana uma campanha de prevenção a acidentes com choque elétrico. Segundo a companhia, Santa Catarina ocupa o 6º lugar em mortes por choque elétrico entre as unidades federativas do Brasil, com um total de 33 incidentes do tipo. A campanha é transmitida por rádio, televisão e mídias sociais. O objetivo é passar informações sobre ações simples que podem ser tomadas para evitar incidentes com eletricidade e informar os números para a população.
Dentre as ações que podem ser tomadas, está o cuidado interno de eletrodomésticos, como nunca usá-los quando estiver molhado ou com água por perto, porque pode causar curto-circuito. Outras ações de prevenção são: nunca trocar a temperatura do chuveiro com ele ligado e desligar o disjuntor caso uma manutenção no sistema elétrico for necessário
Os acidentes registrados pela Casan são os acontecidos na rede, que são sofridos pela população na área externa. A ocorrência mais registrada é com o pessoal da construção civil, que trabalham em andaimes próximos à rede e sofrem os acidentes. Em segundo lugar está acidentes com empresas de telefonia, na manutenção ou lançamento das fibras nos postes da Celesc.
Em todo o País, prevalecem as mortes ocorridas em redes aéreas de distribuição (262 casos) e dentro de casa (149). As maiores vítimas são os adultos: foram 160 mortes de pessoas entre 31 e 40 anos, e 127 de pessoas entre 41 e 50 anos. Houve 55 mortes de crianças e adolescentes entre 0 e 15 anos em 2022.