O Avaí anunciou nesta quarta-feira (8) a contratação do atacante colombiano Santiago Patiño, de 25 anos. O atleta estava no San Antonio FC, time da 2ª divisão dos Estados Unidos, onde foi campeão da 2ª divisão nacional e vice-artilheiro do clube. Ele já está regularizado no BID e chega com contrato em definitivo até o fim desta temporada.
Patiño é natural de Cali, na Colômbia, mas aos 10 anos se mudou com sua mãe para Orlando, cidade americana no estado da Flórida. Na juventude, o atleta jogou futebol pelo time do Golden Panthers, na Universidade Internacional da Flórida, em Miami.
Em 2019, com 21 anos, Patiño foi escolhido no draft do Orlando City. Pelo clube, ele disputou a Major League Soccer (MLS), principal campeonato de futebol dos EUA, entre 2019 e 2020. No Orlando City, foram 15 partidas e 2 gols.
Ainda em 2020, Patiño foi emprestado ao Cimarrones, clube que disputa a 2ª divisão no México. Por lá, foram 11 jogos e um gol marcado. O grande passo em sua carreira foi em 2021, quando o colombiano se transferiu ao San Antonio FC, no Texas, EUA, por onde jogou nas últimas duas temporadas.
Pelo San Antonio, na temporada 2022, Patiño conquistou o título inédito da USL Championship, torneio equivalente à segunda divisão do futebol dos Estados Unidos. O atacante foi vice-artilheiro do time com 11 gols. Na fase de mata-mata, o atleta marcou duas vezes no jogo das quartas-de-final (3 a 0 sobre o Oakland Roots) e mais uma vez na semifinal (2 a 0 sobre o Colorado Springs Switchbacks). Na final, ele marcou mais dois gols (3 a 1 sobre o Louisville City). Nas duas temporadas pelo San Antonio, Patiño jogou 35 partidas e marcou 19 gols.
Vale lembrar que, apesar de considerada a 2 ª divisão americana, a USL não tem ligação direta com a MLS. No futebol dos Estados Unidos, não há rebaixamento ou promoção. Para um clube jogar a MLS, por exemplo, precisa comprar uma vaga – algo que gira em torno de US$ 200 milhões (pouco mais de R$ 1 bilhão).
🦁📝🇨🇴 SANTIAGO PATIÑO É DO LEÃO!#NovoReforçoDoLeão#100AnosDeUmaLenda pic.twitter.com/TelN1eavwm
— Avaí Futebol Clube (@AvaiFC) March 8, 2023
Centroavante, Santiago Patiño tem 1,85m de altura e sofreu com lesões em seu período no San Antonio. Segundo a USL, sua última lesão foi em setembro de 2022, nos “membros inferiores”, e o fez perder um mês de jogos na primeira fase do campeonato. Ele retornou para jogar a rodada final e o mata-mata. Após o título da USL de 2022, o técnico do San Antonio, Alen Marcina, descreveu Patiño como um atleta que “cresce em jogos grandes“.
Santiago vem de uma família de futebolistas. Seu pai, Milton Patiño, foi goleiro com uma extensa carreira no futebol colombiano, principalmente no Atlético Nacional. O tio, Jairo Patiño, foi meio-campista com passagens por Newell´s Old Boys (ARG), River Plate (ARG) e Atlético Nacional (COL), além de 31 jogos pela Seleção Colombiana.
Santiago Patiño disputa posição com os outros centroavantes Ricardo Bueno, Modesto e Gustavo, além de Guilherme Santos, que se recupera de uma fratura no tornozelo.