Depois da festa do Berbigão do Boca, que marcou nessa sexta-feira (10) a abertura oficial da temporada de Carnaval em Florianópolis, foram coletadas 3,2 toneladas de resíduos recicláveis. Materiais como plástico, vidro, papel e metal foram entregues para triagem, que será realizada pela associação de recicladores, Amigos da Natureza. Além dessa quantidade registrada pela prefeitura de Florianópolis, muitas embalagens, principalmente latinhas, voltam para a indústria da reciclagem através de catadores informais, além de garrafas que foram depositadas nos pontos de entrega voluntária (PEVs) de vidro.
A coleta fez parte do teste do Carnaval Lixo Zero, realizado pela prefeitura na madrugada de sábado para avaliar e traçar estratégias para os dias de Carnaval e manter a cidade limpa durante o período. Segundo o secretário de Limpeza e Manutenção Urbana, João da Luz, o centro da cidade estava praticamente sem resíduos nas ruas antes das 4h da manhã. Depois, as equipes concentraram-se na finalização da limpeza e higienização das vias. Além dos calçadões, a área da Hercílio Luz registrou grande movimentação e a chuva acabou dificultando um pouco os trabalhos. Nesta segunda-feira (13) haverá uma reunião entre as secretarias para avaliar as ações e fechar um esquema de trabalho para o Carnaval.
A ação contou também com o apoio da CDL de Florianópolis, que fez a doação de 30 contentores. A secretaria de Limpeza e Manutenção Urbana já está providenciando a compra de 150 equipamentos para a limpeza durante o Carnaval.