Acampamentos bolsonaristas são desfeitos em SC

Foto: PMSC/Divulgação

Os acampamentos de manifestantes contrários ao resultado da eleição para presidente foram desfeitos em Santa Catarina nesta segunda-feira (9) por decisão do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes pelo fim das concentrações. A desmobilização ocorreu um dia após a invasão e depredação dos prédios dos três poderes em Brasília por manifestantes da mesma linha política.

Em SC, os principais acampamentos, montados desde o fim do segundo turno, eram em Florianópolis, Blumenau, Joinville e Itajaí, onde os manifestantes se concentravam em frente a delegacia da Capitania dos Portos.

Segundo a Polícia Militar, as desmobilizações ocorreram a partir de negociação e terminaram de forma pacífica e ordeira. Na capital catarinense, a concentração durava mais de dois meses em frente à unidade do Exército no bairro Estreito, onde a aglomeração sob a pauta do golpe de estado provocava alterações no trânsito e conflitos com vizinhos e pedestres.

Na tarde desta segunda, os ocupantes da calçada do 63º Batalhão de Infantaria foram convidados pela PM a se retirar, com seus pertences. Eles ainda mantiveram conversa com militares dentro do batalhão e alguns poucos restaram sentados defronte após o término do acampamento.

A ação seguiu o rito de diversos desbloqueios de estradas em novembro nos locais onde não houve uso da força policial. Neste domingo (8), ainda ocorreram interrupções do trânsito na BR-101 pelos manifestantes, logo anuladas pela tropa de choque.

O fim dos acampamentos ocorreu em todo o país durante o dia, sob a demanda do ministro do STF. Na grande maioria dos locais foi de forma pacífica. Na capital federal, porém, a retirada dos manifestantes não ocorreu conforme o acordo com a polícia e cerca de 1.500 pessoas acabaram detidas.




  • Invalid license, for more info click here
    Invalid license, for more info click here
    0%