O Vereador João Cobalchini (União Brasil) assumiu a presidência da Câmara de Vereadores de Florianópolis nesta segunda-feira e concedeu uma entrevista ao Ligado na Cidade nesta quarta-feira para falar sobre os objetivos da sua gestão. Segundo ele, ela será baseada no diálogo, na qual todos os vereadores terão direito a fala, independente se votaram nele ou não. Um dos objetivos da sua gestão é realizar a votação do novo plano diretor na câmara ainda no primeiro semestre do ano de 2023.
- Grupo 1: Clique aqui e receba as notícias do Tudo Aqui SC e da Jovem Pan News no seu WhatsApp
- Grupo 2: Clique aqui e receba as notícias do Tudo Aqui SC e da Jovem Pan News no seu WhatsApp
“Esse ano não, eu digo no primeiro semestre. Havia sim a expectativa da votação no ano passado, mas era uma expectativa um pouco falaciosa, porque a gente sabe que tem o nosso regimento, tem a tramitação nas comissões. Então era uma expectativa muito audaciosa”, comenta o vereador sobre a expectativa para a votação e o não cumprimento do prazo na gestão anterior. “Como presidente da CCJ, eu agilizei o máximo que eu podia ainda no ano passado. Saiu da CCJ e agora sim vai entrar nas comissões de mérito. Mas eu como presidente, como vereador, prometo meu empenho pessoal para que a gente tire essa matéria o quanto antes”, completa.
O vereador também fala sobre a importância na rapidez da apreciação. “A gente sabe que Florianópolis necessita muito e, como tu falasse, é uma revisão que vem lá de 2014, desde 2015 é discutido isso em várias frentes. Agora também foi amplamente discutido na cidade através do executivo, depois dos conselhos da cidade e eu, como presidente, vou tentar dar um ritmo de celeridade na apreciação do plano diretor”
Outro objetivo seu é fazer com que a população possa ter cada vez mais poder nas decisões. Ele fala em “escancarar” as portas da Câmara ao público e quer fazer pelo menos mais duas audiências públicas antes da votação do Plano Diretor em plenário. Cobalchini foi eleito no dia oito de setembro, quando era vice e venceu o atual presidente da Câmara, Roberto Katumi (PSD), por 12 votos a 11.