Clubes catarinenses prestam homenagem a Pelé após seu falecimento

Pelé abraçado por Jairzinho na final da Copa do Mundo de 1970 | Foto: Reprodução

Os times de futebol de Santa Catarina prestaram homenagens a Pelé, após a confirmação da sua morte nesta quinta-feira (29). O Rei do Futebol tinha 82 anos e estava internado no Hospital Albert Einstein, em São Paulo (SP), desde 29 de novembro para tratar uma infecção respiratória adquirida após ele contrair Covid-19, e para a reavaliação do tratamento de um câncer no cólon descoberto em agosto de 2021. Em nota, o hospital afirmou que o falecimento se deu “em decorrência da falência de múltiplos órgãos, resultado da progressão do câncer de cólon associado à sua condição clínica prévia”.

Avaí

O Avaí divulgou nota lamentando o falecimento do Rei e relembrando o dia em que o Santos de Pelé enfrentou o Leão da Ilha em Florianópolis.

O Avaí se orgulha de ter recebido o Rei no dia 15 de agosto de 1972, no Estádio Adolfo Konder, para um amistoso que entrou para a história diante do Santos. A cidade de Florianópolis parou para ver Pelé, que estava em campo e desfilou seu talento no antigo gramado da rua Bocaiúva. 

Neste jogo amistoso tão aguardado, a primeira vez que o Rei do Futebol jogou em Florianópolis. O Avaí foi derrotado pelo Santos por 2 x 1, com gols de Alcindo. O gol avaiano foi do atacante Lica, em chute de fora da área, gol de empate ainda no primeiro tempo.

O placar pouco importou. O jogo entrou para história. O Estádio estava lotado naquela tarde de terça-feira, um público estimado em 30 mil torcedores. O livro “O Time da Raça” – Almanaque de 90 anos do Avaí Futebol Clube, de Adalberto Jorge Kluser, Felipe Matos, Spyros Apóstolo Diamantaras, contou a história da partida“, disse o clube.

Avaí descreve o momento como “A cidade parou para ver O Rei Pelé contra o Avaí no Adolfo Konder” | Foto: Reprodução / Livro Um Jogo Inesquecível

Figueirense

O Figueira também lamentou o falecimento e descreveu Pelé como “o Maior e Melhor jogador de Futebol de todos os tempos“. O Alvinegro relembrou quando o Rei visitou Florianópolis em 1971, participando das comemorações pelo cinquentenário do clube.

Foto: Arquivo – Memorial do Figueirense FC

Durante o jogo treino entre Figueirense e Camboriú, no CFT do Cambirela nesta quinta (29), os jogadores fizeram um minuto de silêncio em homenagem ao Rei.

Foto: Patrick Floriani/FFC

 

Atlético Catarinense

O clube de São José divulgou uma nota em em suas redes sociais, afirmando que “O Atlético Catarinense se solidariza com o falecimento do Rei do Futebol, Pelé. O maior atleta da história nos deixou na tarde desta quinta-feira, em decorrência de uma doença que já lutava contra há meses. Desejamos uma passagem tranquila para o Rei e força aos entes queridos. Sem dúvidas, um dia muito triste para todos os brasileiros“.

Barra

O time de Balneário Camboriú divulgou que “lamenta profundamente essa enorme perda para o futebol mundial“.

Brusque

O atual Campeão Catarinense lamentou o falecimento e descreveu Pelé como ídolo “de todos os brasileiros e amantes do futebol“.

Camboriú

O Vice-campeão Catarinense também destacou o minuto de silêncio prestado em homenagem a Pelé no jogo-treino contra o Figueirense nesta quinta (29).

Chapecoense

A Chapecoense publicou um texto em suas redes sociais, comentando que “Hoje – em outro triste dia 29 para a história do futebol – guerreiros te receberão no céu para mais uma partida. E nela, só haverá vencedores“.

Concórdia

O Galo do Oeste disse em suas redes sociais que “O mundo foi encantado por Pelé e hoje lamenta a sua partida“.

Criciúma

O clube do Sul do estado publicou uma nota lamentando o falecimento de Pelé e comunicando que “em homenagem ao ídolo máximo do futebol mundial, deixará o bandeirão do estádio Heriberto Hülse a meio mastro por três dias“.

Hercílio Luz

Bicampeão Catarinense em 1957 e 1958, o Hercílio também lamentou a morte de Pelé em suas redes sociais.

Joinville

O JEC divulgou nota em seu site, relembrando dois jogos que Pelé fez pelo Santos na cidade de Joinville, em 17 e 19 de fevereiro de 1957: um 5 a 0 sobre o América Futebol clube, uma das equipes fundadoras do JEC; e um 3 a 1 sobre a seleção da Liga Joinvilense de Futebol, que misturava atletas do América e do Caxias – outra equipe que participou da fundação do Joinville Esporte Clube.

Marcílio Dias

O Marinheiro também fez postagem em suas redes sociais, lamentando o falecimento do Rei do Futebol.




  • Invalid license, for more info click here
    Invalid license, for more info click here
    0%