A ex-jogadora de vôlei Ana Moser foi escolhida pelo presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para ser a ministra do Esporte. Catarinense de Blumenau, a ex-atleta é bastante ativa nos bastidores por melhorias no esporte brasileiro, e vai comandar o ministério que havia sido rebaixado a secretaria especial no governo de Jair Bolsonaro (PL).
- Grupo 1: Clique aqui e receba as notícias do Tudo Aqui SC e da Jovem Pan News no seu WhatsApp
- Grupo 2: Clique aqui e receba as notícias do Tudo Aqui SC e da Jovem Pan News no seu WhatsApp
Moser já fazia parte do grupo técnico de transição do Esporte, assim como o ex-jogador Raí. Ana também é fundadora do Instituto Esporte e Educação (IEE), onde atua para o desenvolvimento da prática esportivas em comunidades carentes pelo Brasil.
Ana Moser é considerada uma das maiores atacantes da história do vôlei brasileiro. Serviu a seleção brasileira que trouxe a primeira medalha olímpica para o voleibol feminino. Moser possui medalhas nas categorias de base da Seleção Brasileira e disputou três edições dos Jogos Olímpicos, sendo medalhista em Campeonato Mundial, Copa do Mundo, Copa dos Campeões e Jogos Pan-Americanos. Foi a capitã da seleção principal em várias competições e obteve títulos importantes, como o tricampeonato do Grand Prix e o bicampeonato no Mundial de Clubes.
Moser integra, ao lado da ex-jogadora de vôlei Leila, o Atletas pelo Brasil, ONG que luta por melhorias no esporte. Além da participação em projetos de políticas públicas, Ana já foi nomeada diretora do Centro Olímpico do Parque do Ibirapuera e fez parte do Conselho Nacional do Esporte, do Ministério do Esporte.