Florianópolis tem 83% dos pontos próprios para banho. Os locais ainda passam por avaliação e, o resultado até o momento, é positivo na perspectiva do IMA. Isso porque, geralmente, a impropriedade é de cerca de 30%.
- Grupo 1: Clique aqui e receba as notícias do Tudo Aqui SC e da Jovem Pan News no seu WhatsApp
- Grupo 2: Clique aqui e receba as notícias do Tudo Aqui SC e da Jovem Pan News no seu WhatsApp
“Nós esperamos que o verão, pelas medidas que são tomadas pelo ente município com a questão da fiscalização dos sistemas, com relação ao programa “Se liga na rede”, nós esperamos que esse porcentual de propriedade seja mantido e quem nos visitar e até aqueles que aqui moram, façam um bom verão”, comenta Marlon Daniel da Silva, gerente de Laboratório e Medições Ambientais do IMA.
Há seis semanas, o órgão começou a fazer a coleta semanalmente de amostras de todos os pontos e, na semana que vem, emitirá o primeiro relatório de avaliação do verão, dando um resultado real das condições das águas na Capital. Marlon explica qual critério é utilizado para fazer a atualização.
“Ele vai pegar a última coleta dessa semana, de 21 até 24, e vai linkar com as quatro últimas anteriores. Então você pega o resultado de cinco semanas consecutivas e obtém o resultado de propriedade ou impropriedade pra cada ponto. No momento, a solução, como reportei, ela é bastante gratificante para nós que trabalhamos nesse métier”.
A praia do meio e a praia da saudade são duas regiões que estão apresentando situação de balneabilidade há pelo menos quatro meses e são pontos que há anos não apresentavam boas condições para banho. A expectativa é que ela apresente o mesmo resultado depois do relatório do IMA.