Santa Catarina é o estado com maior concentração de câncer de pele do Brasil, segundo dados do Instituto Nacional de Câncer. A incidência no Estado se dá, entre outros fatores, pelo fato da maior parte da população ser branca, fator que aumenta riscos de desenvolver a doença pela menor presença de melanina no corpo. Com a chegada do verão, as praias de Santa Catarina ficam lotadas, e usar apenas o protetor solar pode não ser o suficiente.
- Grupo 1: Clique aqui e receba as notícias do Tudo Aqui SC e da Jovem Pan News no seu WhatsApp
- Grupo 2: Clique aqui e receba as notícias do Tudo Aqui SC e da Jovem Pan News no seu WhatsApp
“Fundamental usar o filtro solar, como também usar roupas adequadas, ingerir bastante líquido, alimentos que tenha betacaroteno e fazer a política das sombras, que é evitar os horários de maior incidência de radiação solar” — destacou o dermatologista Marcelo Rigatti, presidente da Sociedade Brasileira de Dermatologia.
Dezembro Laranja
Durante o último mês do ano, dermatologistas conscientizam para os riscos do câncer durante o verão, com o propósito de chamar a atenção da população para alguns sinais. “Tendo uma ferida, uma espinha que nunca cicatriza, um sinal que mudou, que começou a coçar ou sangrar, essa lesão pode sim ser um câncer, mesmo que esteja há muito tempo” — ressaltou Rigatti.
A Sociedade Brasileira de Dermatologia promove no dia 03 de dezembro um mutirão para pessoas que tenham essa suspeita. Em Santa Catarina, 07 cidades terão pontos de atendimento gratuito, onde será indicado o devido tratamento.